A Inteligência Artificial e o Futuro do Marketing



Segue artigo do CEO da OM2 Tech, Rodrigo Montagner, publicado no portal Martecexec.com (USA). Tradução e versão original em inglês abaixo.


A Inteligência Artificial e o Futuro do Marketing

Muito barulho tem sido feito sobre IA (Inteligência Artificial) e o futuro do nosso dia a dia, o futuro das profissões, empresas, negócios e assim por diante.
Esta discussão principal tem soado de maneira alta em muitas empresas, já que as pessoas estão tentando descobrir quais os níveis de robotização e automação que serão usados, e em quanto tempo e quais níveis de emprego desaparecerão do do por assim dizer ‘rol de profissões humanas’, substituídos por robôs de Inteligência Artificial.
Então, qual é realmente o ponto sobre isso?
Em relação às soluções digitais de marketing e marketing como um todo, o cenário estatístico atual mostra que, nos Estados Unidos, nosso benchmark principal neste ramo, em média, 51% das empresas estão atualmente usando automação de marketing. Com mais de metade das empresas B2B (58%) planejam adotar a tecnologia.
Além disso, algumas outras estatísticas mostram que 67% dos líderes de marketing usam uma plataforma de automação de marketing, 91% dos usuários de automação de marketing concordam que é "muito importante" para o sucesso geral de suas atividades de marketing on-line, 27% das empresas dizem que ainda consideram "novos" para a automação de marketing e os líderes da indústria são 67% mais propensos a usar uma plataforma de automação de marketing.
Isto posto, pode-se prever que, ao longo dos anos seguintes, a IA acabará por assumir algumas das tarefas mais operacionais e repetitivas, como design de logotipos, carteiras de marketing básicas, trabalhos de arte web para sites e assim por diante.
Na verdade, acabei de comprar o trabalho de arte e criação do diretamente da web para projetar o logotipo da minha própria empresa, incluindo um kit de mídia social e toneladas de informações, de uma empresa canadense. Depois de alguma pesquisa, descobri que eles têm um motor IA completo no backend trabalhando para isso. Em outras palavras, eu estava completamente (e bem) atendido por um robô!
E nesse sentido, eu entendo que apenas as tarefas e funções que exigem experiência, decisões mais profundas / emocionais, bem como instintos, são as que não serão tomadas pelos robôs no futuro próximo. E isso vale para muitas outras áreas e profissões.
Este meu artigo foi publicado nos USA, no Marketing Tech (Martech) Portal,e pode ser visualizado no link abaixo:


Original Article:



AI and the Future of Marketing


Much ado has been done regarding AI and the future of our day to day life, the future of the workplace, companies, businesses and so forth.
This main discussion has been roaring throughout many businesses, as people are trying to figure out what levels of robotization and automation will be used, in how much time, and which levels of jobs will eventually disappear from the workplace, replaced by AI robots.
So, what’s the nugget about it?
Versing about Marketing and Marketing Digital Solutions, the current stat scenario shows that, on average, 51% of companies are currently using Marketing automation. With more than half of B2B companies (58%) plan to adopt the technology.
And also, some other stats show that 67% of marketing leaders use a marketing automation platform, 91% of marketing automation users agree it is “very important” to the overall success of their online marketing activities, 27% of companies say they still consider themselves “new” to marketing automation and Industry leaders are 67% more likely to use a marketing automation platform.
I foresee that, throughout the following years, AI will eventually take over some of the most operational and repetitive tasks, such as logo design, basic marketing portfolios, web artwork for sites and so forth.
As a matter of fact, I just bought artwork on the web to design my own company logo, including a social media kit and tons of information, from a Canadian company. After some research, I found out that they have a full AI engine on the backend working for that. In other words, I was fully (and well) attended by a robot!
And in that sense, I understand that only the tasks and functions that require experience, more profound/emotional decisions, as well as instincts, are the ones that shall not be taken over by robots in the near future. And that goes for many other areas and professions.

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